quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Praxe Violenta - o que acho disto tudo

Começou hoje, em Santarém, o julgamento de sete veteranos da Escola Superior Agrária, escola da qual me orgulho poder dizer que faço parte.
Não conheço todos os que estão a ser julgados, mas, conhecendo uns ou outros, posso dizer sem a menor dúvida que não são os monstros que querem fazer deles. Se calhar, quem dera a muitos serem metade do que aquelas pessoas são.
Não conheço a rapariga que os acusa, mas gostava de conhecer. Gostava que ela me olhasse nos olhos e dissesse na cara o porquê disto tudo. As praxes ao longo dos anos vão mudando, é certo, e sim, há coisas que são tradição nesta escola. Agora pergunto-me, praxada em Outubro, queixa-se em Março/Abril? Foi preciso quase meio ano para chegar a conclusão que as praxes a afectaram? Ela la sabe o tempo que precisou para acentar ideias, não vou discutir.
Mas acho que tudo isto está a tomar uma proporção preocupante. Ouvem-se as notícias, em que os jornalistas já têm a opinião pré-formada de quem tem razão nesta história toda, em que só se ouve um lado da história.
Não estava lá, não vi o que aconteceu, mas não me parece que tenha sido bem assim.
Sei que conheço quem está a ser julgado e sei que são pessoas em quem confio e de quem gosto, pessoas que respeito. Excelentes pessoas q me marcaram pela positiva, alguns que me praxaram e, meus amigos, pelos quais não me importava de voltar a ser praxada.
Revolta-me ler comentários em notícias de pessoas que chamam de "bárbaros" e "ignorantes" pessoas que não conhecem, que dizem que não são gente. Pois se calhar, são mais gente do que os meninos e meninas que dizem estas coisas, e que falam sem saber.

Ao alto, ao alto Charruas!!!

24 comentários:

Anónimo disse...

comentários muitas vezes feitos por pessoas que nem conhecem a história toda! ou conhecem apenas metade...tem uma opinião pré-formada de escândalos e frases soltas ditas pelos média que perseguem estes casos como se fosse um atentado!
é verdade que as praxes nem sempre sao agradáveis...porque todos nós somos diferentes e temos maneiras diferentes de encarar as coisas! daí haver feitios e personalidades diferentes! mas penso...que todos temos sentimentos...
a opção de se declarar anti-praxe ou a favor desta é nos dada no 1º contacto com a escola...logo...e mesmo depois se nao estivermos dispostos a tal...podemos mudar a nossa opinião e tornar-mo-nos! é uma opção NOSSA!!!
ninguém obriga a ninguém...nao estamos amarrados...nem com armas apontadas...por favor...é obrigado quem?! mal tratado?! quem?! agredido?! quem?!
é mantida uma distância entre veteranos e caloiros...é verdade! muitas vezes frios para connosco sem nós percebermos porquê?!...mas sabemos também que sempre que precisamos dos " monstrinhos" que eles se predesposeram a ajudar...boleias, doenças, bolsas, casas, problemas...será que pessoas com a capacidade de facilitarem laços de amizade podem ser julgados como criminosos?! difamados...como se fossem as piores pessoas de sempre!?
muito bem...pode nao concordar com as praxes...aceitavel...mas porque nao se manifestou mais cedo?! sao necessarios 5 meses pr perceber que nao gostou?! que poder de reacçao é esse?! sendo assim pergunto-me como é que poderá ter sentido alguma coisa...quando estava a ser brutalmente praxada, visto o seu poder de reacçao a estimulos desta dimensao (dada pela alegada vitima) ser tao demorada?! é estranho nao é?!
dá que pensar!
julgados estao a ser veteranos meus e até amigos! nao sao criminosos nem monstros capazes de tudo...sao pessoas e nao merecem serem tratados como estao a ser!
tenho a certeza que nos caloiros 2007/2008 (e não só) temos o maior orgulho de ser caloiros dos sete Veteranos Julgados!
é a minha escola, sao os meus veteranos...TENHO ORGULHO NELES!

força CHARRUAS! Ju

Anónimo disse...

No que depender dos caloiros de 2007/2008 estes veteranos teram sempre o maior dos orgulhos em nós, porque estaremos sempre cá para os apoiar... estaremos sempre cá para lhes lembrar tudo o que nos ensinaram e para lhes recordar que somos uma familia, que somos a familia Charrua... as praxes foram a melhor coisa que nos podiam ter dado, recordamos cada praxe como se fosse hoje todos as praxes foram especiais porque nos foram impostas por veteranos maginificos... relembrar aquelas horas que passamos no museu a conversar, a brincar, a ser praxados e sobre tudo a levarmos liçoes de vida é a melhor redação que podemos ter tido... para sempre nossos veteranos, teremos sempre muito orgulho em podermos ser praxados por voces...
AO ALTO, AO ALTO CHARRUAS!!! carina

Anónimo disse...

Os veteranos que hoje comoçaram a ser julgados não os conheço a todos mas como veteranos da escola que são DA MELHOR ESCOLA DO MUNDO são boas pessoas. durante estes meses tive contacto com muitos deles brinca-mos, canta-mos,janta-mos juntos. durante as minhas praxes tambem fizeram cumprir a tradição desta escola com mais de cem anos. Por tudo isto eu estou aqui para prestar apoio aos meus veteranos. Ao Alto ao Alto CHARRUAS. L...

Anónimo disse...

Sinceramente... é violenta!

Todo o ser humano une-se, em circunstâncias difíceis da vida, cooperando-se, ajudando-se por uma causa mais agradável.

A praxe não é fácil, não se gosta, nem se compreende…
A praxe não passa de uma criação de uma circunstância difícil, um jogo, entendido para quem o vive, mal interpretado para quem não o viveu, e triste para o triste que não o quer ver/viver.

É violenta, mas não recorre a violência, é dura, mas, é delicioso recorda-la.
O facto de ser violenta, e custosa, obriga entre praxados a unir-se, partilhar sofrimento, para este não caía em cima de apenas um só praxado, tudo isto obriga á união. União promove amizade. Sem se aperceber, acaba-se por conhecer quem está ao nosso lado, pouco depois, conhece-se tudo e todos de uma forma tão rápida tão magica que, parece que já estamos escola á anos (e talvez nem passou de meramente 4 ou 5 meses de estar lá presentes).

Ass: Lino (anónimo) :p

Alexandre Ferreira disse...

É com orgulho que leio os comentários dos caloiros deste ano (2007/2008)! Posso dizer que sou, cheio de orgulho e amor pela MELHOR ESCOLA DO MUNDO, seu Veterano, pois entrei nesta MAGNIFICA Instituição em 1997!

Já vi todo o tipo de comentários, desde de chamarem de Burros aos Veteranos, por lá andar-mos tempo demais, mas uma chamada de atenção às pessoas que não sabem, se lá estamos tanto tempo, não é só com um curso, é com dois ou mais!!!! Só queremos ser os melhores no que fazemos!!!!

Também já li que o que fazia falta aos Veteranos, era irem para a tropa pois dela fugiram, ERRADO! Não direi que todos os alunos deste escola foram à tropa, mas uma boa parte foi e não deixaram de praxar, de interagir com os caloiros, por vezes de maneira ainda mais pura e violenta, logo "nós" não precisamos da tropa para sermos homens! E verdade seja dita, só lá vai quem não tem jeito para mais nada, não menosprezando os que gostam do que fazem nas Forças Armadas! Ah! E para dizer que um dos melhores "Duxe" que passou pela ESAS, foi militar e mesmo durante o seu período militar, nunca, deixou de ter ligação com a ESAS.

Por isso só posso dizer que é com ORGULHO, TODOS OS ALUNOS, SEM EXCEPÇÃO, SÃO AS MELHORES PESSOAS DO MUNDO, SOMOS ESPECIAIS!

A praxe, é um meio, um caminho, de ensinar os princípios que iram reger a vida adulta dos novos alunos, para uma vida melhor, pois a humildade, a sinceridade, a união, a honestidade, a amizade e principalmente saber "engolir sapos" mesmo quando temos razão, mas não temos a condição de impôr a nossa razão, são bases necessárias. Se todas as pessoas passassem por esta complicada, mas bela fase, não haveria tantos hipócritas, falsos, desonestos, convencidos neste Mundo de cordeiros!
Por isso, digo com orgulho, eu praxo os meus caloiros como acho melhor, seguindo uma linha de tradição, pois a ESAS não é uma escola qualquer, já tem presença, já tem idade (faz em 14 de Novembro deste ano, 120 anos). E sabem o melhor? Mesmo já tendo a posição que tenho dentro da ESAS, se meu Veterano me quisesse praxar, era com agrado que faria "TUDO" o que ele mandasse, pois sei que saberia o que estava a fazer!

Bem o comentário já vai longo!

Para todos da família "CHARRUA" um bem haja!

O que nós somos?
CHARRUA! CHARRUA! CHARRUA!

Unknown disse...

Olá! É a Cristina de Portalegre. Estive na ESAS 4 semanas e adorei. Toda a praxe foi feita com peso e medida. E hoje guardo no coraçao aquelas pessoas que um dia me gritaram ao ouvido, que me praxaram!!
Toda a gente diz que as praxes da Agraria sao muito duras e que se devia abulir montes de coisas. As Praxes fazem parte da nossa vida enquanto estudante e sao a melhor forma de nos integrarmos numa cidade nova e com pessoas que nao conhecemos de lado nenhum!
Contem comigo. Estou do vosso lado! É muito triste ver este tipo de injustiças numa escola onde o espirito de uniao e de amizade é tao grande!
Ao Alto, Ao Alto Charruas!!!
Beiju Grande e muita força

Anónimo disse...

é triste ver como as coisas sao tratadas no nosso país... pessoas, e nao falo so de jornalistas, que nunca viveram em ambiente academico sensuram e julgam sem saber sequer a realidade da historia. é inaceitavel julgar alguem ouvindo apenas uma versao dos acontecimentos. depois, se repararmos bem na historia como é q alguem so se lembra que ficou psicologicamente afectado com as praxes 5 meses depois de elas terem terminado? e se repararmos essa altura corresponde na perfeiçao com o fim do primeiro periodo...é desculpa facil para a falta de cadeiras feitas.
as praxes sao um modo de integraçao num mundo que nos é completamente novo, onde inicialmente so contamos com nos proprios, mas com a ajuda de veteranos essa nova etapa da vida torna-se muito mais facil de enfrentar.
a dureza das praxes leva á aproximaçao dos caloiros, á procura de ajuda entre eles, sao o apoio uns dos outros, o que os torna unidos e posteriormente amigos verdadeiros que so s encontram nesta escola. posso afirmar hoje que os meus melhores amigos conheci-os durante as praxes, e nao sao so os que foram praxados comigo, mas tambem os que mais nos praxaram...
por outro lado no dia da matricula na esas é dada aos caloiros a oportunidade de se declararem anti-praxe, bem como em qualquer outra altura ate ao desfile.
é verdade q ha alturas que custam e que nem sempre é facil mas o ano de caloiro e em particular a epoca das praxes é a melhor altura das nossas vidas, é uma altura que deixa saudades e jamais podera ser repetida, ganham-se amigos para a vida... é o ponto de partida para uma maneira nova de enfrentar a vida, é a integraçao eterna, e digo eterna pq mesmo aqueles que acabam o curso continuam a vir á escola e tem o maior orgulho nela, é uma nova familia, a familia CHARRUA...
tudo isto para mostrar que os veteranos julgados nao tao sozinhos nisto e que vao ter o nosso apoio exaustivo ate ao final...
nao acabem com as tradiçoes academicas!!

AO ALTO, AO ALTO... CHARRUAS!!!

Rita (Biana)

Anónimo disse...

há momentos na vida de uma pessoa que nunca se esquecem por mais anos que passem, um desses momentos são as praxes da escola superior agraria de santarém. sim é verdade, é dura e violenta, por vezes humilhante para quem esta a ser praxado, mas tambem é verdade que quem la andou e anda nunca irá esquecer aqueles momentos em que foi praxado. não por serem momentos maus, mas sim por serem momentos de união em que para se ser alguem os caloiros tem de estar unidos. apesar do que queiram fazer parecer de nos, os veteranos da agrária, sinceramente vos digo que não somos barbaros nem violentos, podemos ser e isso sim, boas pessoas, preocupados com os nossos caloiros que sempre que for preciso sabem que podem contar connosco. a felicidade de passar pelas praxes da ESAS é algo que apenas e so os que la andaram e viveram aqueles momentos de forma honesta e verdadeira podem sentir e descrever .
tenho a dizer que aqueles ignorantes que se dizem jornalistas e que devido a sua condição profissional devem ser imparciais tendo em mente apenas e só o dever de informar, para repensarem a vossa profissão porque dizer, sem sequer conhecer as pessoas, que estas são uns barbaros é isso sim uma verdadeira barbaridade.
há ainda outra duvida que eu levanto, será que os efeitos da praxe que a dita rapariga, que eu não conheço, e nem quero conhecer. demoram assim tano tempo a sentir-se?? é uma questão de fazer contas, se ela diz que foi praxada em outubro, inicio do ano léctivo portanto, como é que ela apenas se queixa ja durante o segundo semestre??, será por finalmente se ter apercebido que ja tinha o ano chumbado e resolveu arranjar uma desculpa para contar aos paizinhos??? as duvidas ficam no ar...
palavras leva-as o vento, todos aqueles que se orgulham de pertencer a ESAS e que passaram pelas praxes sabem que não há palavras suficientes para descrever o que se sente quando se olha para tras e se recorda todos os bons momentos passados na ESAS

por fim:
PASSEI PELAS PRAXES DA ESAS,
PASSEI PELA MERDA,
NÃO TENHO VERGONHA,
HOJE FAZIA TUDO OUTRA VEZ.
COM ORGULHO DIGO, SOU CHARRUA E OS IGNORANTES QUE NÃO CONHECEM OU NÃO QUEREM CONHECER O QUE É SER CHARRUA E O VERDADEIRO ESPIRITO CHARRUA QUE VÃO PARA UM SITIO QUE EU CA SEI.
AO ALTO AO ALTO, CHARRUAS

força amigos, estamos convosco até ao fim.

Anónimo disse...

"Entraste na Agrária de Santarém? Tás tramada! Aquilo é lixado!"
Ouvi isto vezes e vezes sem conta. Digo que fui com medo para a escola devido a tanto que ouvi.
No primeiro dia, lá estavam todos os veteranos a receber os novos caloiros de braços abertos!

Medo? Fugiu.

As praxes podem parecer duras e cansativas mas acho que todos concordam quando digo que foi por causa das praxes que nos conhecemos, que falamos todos uns com os outros, que nos divertimos e fizemos amizades que nunca vamos esquecer. Foi por causa das praxes que crescemos e aprendemos muito. Foram as praxes que nos ensinaram a ser unidos, a ajudar sempre quem precisa. Foi por causa das praxes que se vê neste blog ou noutro qualquer o valor que se dá à união, à luta em conjunto, ao apoio!

Tudo bem que as praxes nem sempre agradam a todos, cada um tem a sua maneira de ser e de reagir mas quem não quer ser praxado tem o direito de dizer "Sou Anti-Praxe".
Agora chegar ao ponto de por processos em tribunal... Gaitinha... Eu andei a esfregar a cara num bolo de merda e não processei ninguém! E esse dia de praxe, para mim, foi um dos melhores!
Uma pessoa que vem para uma escola agrária já devia saber que mais cedo ou mais tarde a merda vinha ao barulho!

Nunca esquecerei as praxes. Nunca esquecerei o que a Agrária me deu. Nunca esquecerei os amigos que fiz quer seja durante as praxes ou não.

Obrigado a todos os veteranos "mauzões-que-humilham-e-maltratam-as-pessoas" por me terem praxado e integrado na melhor escola do mundo.

Tenho orgulho em ser CHARRUA!

Têm todo o meu apoio rapaziada.

Anónimo disse...

E já dizia o poeta: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se". Não me vou alargar em comentários com relação ao que se está a passar c estes 7 veteranos, penso q as opiniões acima falam por mim e pela maioria dos Charruas que tive o enormíssimo prazer de conhecer nestes ultimos 5 meses...
Só espero que a União e a Amizade q nos "ensinaram" durante o tempo de praxe, prevaleça sempre...não só nos bons, mas principalmente, maus momentos. Quanto à praxe ser violenta ou não...meus amigos, basta procurarem o significado deste termo, e logo terão um "cheirinho" daquilo q é a praxe académica. Sim , pq entender o que é, só quem passou por ela! =)
"Dura Praxis, Sed Praxis"

AO ALTO, AO ALTO! CHARRUAS!!!

Caneças (Catarina)

Anónimo disse...

Nem sei bem como comecar porque nao quero dizer o q ja disseram mas e dificil pq ja disseram quase tudo...so sei q gostava q tudo isto acabasse em bem para aqueles a quem chamam monstros e + nao sei o q...mas q para mim e para todos aqueles q foram praxados por eles sao das melhores pessoas q alguma vez conhecemos, foram eles q nos acolheram quando nos, pelo menos falo por mim, nao conheciamos ninguem naquela escola, foram eles q riram e choraram conosco q nos apoiaram smp q precisamos...so tenho a dizer q teem todo o meu apoio e q 2ª la estarei para os apoiar incondicionalmente.

AO ALTO AO ALTO...CHARRUAS!!!!!!
Marisa

Anónimo disse...

Pois é...deve ser duro para a comunicação social ter que ler tudo o que eu li neste blog (se é que se dão ao trabalho de o fazer, de forma a realizarem um trabalho honesto e justo). Durissimo...bem mais que qualquer praxe da MARAVILHOSA e INIGUALÁVEL Escola Superior Agrária de Santarém, porque ao lerem estes sentidos comentários, podem facilmente perceber o logro da história que apresentam ao comum dos cidadãos.
É verdade, sou e sempre serei CHARRUA, também é verdade, fazia parte daquela comissão de praxe fantástica, e a maior verdade de todas, a que dói, por ser AMIGA daqueles que agora se sentam na barra do tribunal, sem culpa, tenho pena que não estejamos aí todos, para que percebessem que tudo o que foi feito e vivido é vivido por todos, é feito para todos e foi por ser praxada na Agrária de Santarém que hoje me sinto muito mais preparada para a vida.
Quando leio os comentários do caloiros deste ano, não posso ficar indiferente, perguntam os mais distraidos, porquê? Porque foi com eles que passei um mês e meio, porque foi com eles que trabalhei, jantei, fui a festas mas especialmente, foi a estes caloirinhos que transmiti tudo o que sei sobre ser Charrua, e é com um imenso orgulho e lagrimas nos olhos que os vejo hoje a defender pessoas fabulosas (que são os meus amigos), que na maioria nem conhecem bem, mas defendem porque reconhcem o espirito e o trabalho que estes Veteranos tiveram para formar aqueles que hoje passaram mais tempo com eles.
Ser CHARRUA é somente isto, estar unido com todos aqueles que partilham a experiência unica e inigualavel de pertencer à MELHOR ESCOLA DO MUNDO, que naturalmente é composta pelas melhores pessoas do mundo.
Mesmo estando fisicamente distante daqueles a quem tanto amo, quero que saibam, e sei que o sabem, que estou convosco e que se fosse possivel estaria sentada a vosso lado a recordar tudo o que fizemos naquele e nos outros anos em que nos dedicamos às praxes.
Sou Veterana da Escola Agrária, tenho 10 matriculas e tenho muito orgulho nisso, porque também tenho dois cursos e porque me sinto parte integrante desta Escola e desta familia.
Não vou tecer comentários sobre a menina que teve a coragem de destruir a vida de pessoas que tudo deram por ela enquanto integrou a escola, nem os merece.
Quanto aos meus amigos, aconteça o que acontecer, nunca vão deixar de o ser, porque mais uma vez, foi o espírito da ESAS que nos ensinou que a verdadeira amizade é pura, honesta e eterna.
Estou sempre convosco e estarei aqui para sempre.
A justiça será feita e a Escola Superior Agrária de Santarém sairá uma vez mais reforçada e pronta para novas batalhas e pelo menos mais 120 anos de ensino de qualidade, e claro com praxes à altura, porque só os escolhidos podem perceber o que isto significa.
Ao Alto Charruas.
Ana Lopes (EPA)

Anónimo disse...

Entrei para esta escola secular em 2004! Quando os meus amigos souberam ouvi comentários como "Epa, aquilo lá é lixado!", "não vais gostar daquilo", entre outros, dos quais não quero nem lembrar... no meu primeiro dia como caloira, sozinha e afastada de tudo o que conhecia até então, chorei pois não queria nada daquilo, apenas queria sossego.... foi então que falei com os meus pais e me deram todo o apoio para ingressar nas praxes e ver como me sentiria!
ADOREI! os valores que nos são incutidos pelos veteranos ajudam-nos a saber crescer como pessoas unidas, humildes e respeitadoras!!
é verdade, aqueles a quem os jorbalistas tentam denegrir a imagem, de maneira tão bruta e com opinião formada, ensinaram-me muita coisa...praxaram-me e hoje passo por todos eles e vejo um sorriso a dizer "Olá"...
será que esses jornalistas e as pessoas que falam sem conhecimento do caso, atacando sempre os nossos
veteranos, já pensaram que falando deste modo também estão a denegrir a imagem de uma escola secular????!! Talvez não, mas pensem bem antes de falar... Todos sabemos que não devemos falar sem conhecimento de causa!!!
Para todos os meus amigos que se sentam naquele banco quero que saibam que gosto muito de vós e estou sempre aqui a apoiar!!
Para quem não sabe o que são as praxes leiam os comentários acima, pois não ha necessidade de me repetir e dizer tudo o que os membros desta nossa familia disseram!!!
Estamos convosco "Até ao longínquo"!!

Praxe, sinónimo de integração e trnsmição de valores importantes para o resto das nossas vidas!!!

AO ALTO AO ALTO CHARRUAS!!!!! (para sempre)

beijinhos

Anónimo disse...

Olá, depois de ler todos estes comentários fico com uma enorme alegria dentro de mim, por saber que o nosso espírito, aquele espírito com que todos nós ficamos após as praxes e após a convivência com veteranos como os que estão a ser julgados. Conheço a história desta "criatura" e posso dizer que a gaja deve de ser muita parva para levar isto para o tribunal. Acho até muito estranho, tal como todos nós, como só no final do semestre é que ela se lembrou de que a culpa de ter chumbado a quase todas as cadeiras tinha sido das praxes. Pelo que ouvi dizer, julgo que ela não perdia uma noita no FRA, ou uma jantarada, ou uma noitada que fosse. Para uma pessoa que se sente psicológicamente afectada pelas praxes, que ande com medo, que se sinta aterrorizada, acho muito estranho como ela conseguia ter uma vida social nocturna tão activa... De qualquer maneira, queria dizer aqui que foi graças aos meus pais e graças ás pessoas que me praxaram e incutiram o espírito charrua que sou a pessoa que sou hoje e que estou onde estou. A todos os que estão a ser julgados neste processo queria-vos mandar um abraço desde Tromso (norte da Noruega) em especial para o Coutinho, a Lisbete e o Piri. Fiquem bem amigos

Nandinho (99-04)

Anónimo disse...

Olá... Sei que se calhar ninguem esperava um comentário da minha parte, mas é verdade não se pode passar por este blog e deixar de comentar uma injustiça destas, estes são os meus veteranos e acredito que eles vão ganhar e sair deste caso com a cabeça erguida e confiantes que o que fizeram foi para bem desta rapariga... Nas minhas praxes (caloiro-2007/2008) sofri um pouco porque não estava preparado e como é obvio não percebia o significado de toda aquela dureza e frieza, mas agora que olho para tras percebo tudo o que me tentaram incutir, sentimentos tão nobres como o respeito, amizade e a capacidade para ajudar o proximo... Acredito que esta rapariga também tenha sofrido, porque eu tambem chorei, mas garanto que os que me enxugaram as lágrimas não foram só os meu colegas também foram os meus veteranos, e agora consigo ver que a quantidade de dureza e frieza foram tranformadas em amizade em igual quantidade. Quanto á gravidade dos actos que esta rapariga está a acusar os nossos veteranos, tenho grandes dúvidas uma vez que pessoas que estão a disponibilizar o seu tempo para ensinar humildes valores, não estão lá para fazer mal a ninguém e muito menos para nos humilhar. Esta rapariga devia desde o primeiro dia ter abdicado da praxe e não ter denegrido o nome da escola e destes veteranos. A eles lhes ofereço do fundo do coração, o meu total apoio...
Beijos e abraços pra tds os Charruas
Nuno (MóiAlmas) 2007/2008

Anónimo disse...

Ninguem sabe a vdd...

Pk k os veteranos n se defendem da msm maneira k a caloira...

Eu sou aluna da Agraria e sei como as coisas funcionam...

Demasiado alcool... E por x fazem coisas k n tem noção...

Pra ter havido esta queixa, por mais mimada que k ela seja, nc se expunha a esta humilhação...

E os caloiros deste ano n podem falar, pk n passaram msm por nd... Foram uns meninos bonitos perante os veteranos e perante toda a escola, pk sn n teriam sido suspensas as praxes como foram...

As praxes n devem ser encarradas cm sao, é vdd k nas praxes se conhecem as pessoas, m as praxes aki tem uma duração infindavel... E mts vezes somos tratados a baixo de cão...

Acho k n devemos julgar ninguem como ate agora se tem feito... M esperemos k a vdd venha ao de cima...

Anónimo disse...

Só gostava de pedir uma coisa... Assinem...
Todos os comentários a favor dos veteranos, nossos amigos, foram assinados. Quem fez o comentário contra, porque é que não assinou também? Aqui ninguém morde, muito menos os caloiros deste ano porque, digam o que disserem, só nós sabemos as amizades que fizemos entre nós e com os veteranos. Podes assinar, ninguém te faz mal!!
E tenho dito

Anónimo disse...

Entrei em 2006 para a ESAS. Ia sem dúvida a medo, era um mundo completamente novo, era uma vida nova e tudo ia ser diferente a partir desse momento. As praxes...bem foram momentos ínesqueciveis. Não foram sempre fáceis, houve momentos muito duros, em que dava comigo a pensar se realmente valia a pena o esforço. Mas cheguei a conclusão que sim, que todas as pessoas que conheci foi devido a ter sido praxada, a andar atada com atacadores, de cara pintada, a gritar, a andar suja... Foram momentos que nunca vou esquecer. Durante as praxes à uma cumplicidade entre os caloiros, estamos ali todos para o mesmo e apoiamo-nos, brincamos, rimos e choramos juntos. A nossa vida passa a ser partilhada com os nossos companheiros de praxe e não só... os veteranos são a parte fundamental. Eles são a alma da escola. São eles que nos fazem perceber o verdadeiro sentido das palavras ser Charrua. E embora nem tudo seja perfeito, até pq nd na vida o é, aquela escola tem algo de intenso, até mistico. Sinto-me uma pessoa completamente diferente lá. Orgulho-me por fazer parte da ESAS, da familia charrua. Como sempre ouvi dizer em praxes, NÃO SOMOS MELHORES NEM PIORES, SOMOS DIFERENTES. E somos. E assim o é a nossa escola. Quanto aos veteranos q estão a passar por esta situação tão injusta, embora não os conheça a todos, orgulho-me de dizer que fui praxada por pelo menos 2. Gritaram cmg, fizeram-me ficar envergonhada e sem jeito varias vezes, mas no fim tenho saudades desses tempos. Nunca foram incorrectos e eu tenho consciencia que era um bocadinho teimosa e opinante=D
Mas no fim, vejo que as praxes foram dos melhores momentos que passei. E posso dizer que me afectaram também e muito, mas pela POSITIVA. Porque só quem vive aqueles momentos, quem passa pela praxe, sabe o seu verdadeiro significado.
Ao alto, ao alto....Charruas!!!!
Pra sempre...

Anónimo disse...

"A diferença entre os corajosos e os cobardes é esta: os primeiros reconhecem o perigo e não sentem medo, os segundos sentem medo sem reconhecer o perigo"

assinem os comentários...ninguem aqui faz mal a ninguem! estamos numa democracia...todos nos somos livres de expressar a nossa opiniao, uns a favor outros contra...é assim que se chegam a conclusoes! a cobardia n leva a lado nenhum...se era pr expor o seu pensamento porque n dar a cara por ele?! como todos os outros?! ficamos assim com um pensamento sem rosto...um que vai cair no esquecimento...concetezaaaaa!

Anónimo disse...

O ensino superior serve para nos preparar para a nossa vida profissional, e o primeiro passo dessa preparação começa nas praxes! Somos tratados abaixo de cão, talvez, mas somos tratados pk queremos (só é praxado quem quer), e digam-me lá quantos de vocês já não ouviram os vossos pais, amigos e familiares a dizerem que são tratados abaixo de cão nos seus trabalhos, todos, mas a diferença é nos locais de trabalho as pessoas não podem escolher ser ou não tratadas abaixo de cão, são e não há nada a fazer pk o dinheiro tem que chegar a casa ao fim do mês.
Praxes infindáveis, talvez, mas só lá está até ao fim quem quer, nos locais de trabalho a maioria dos trabalhadores faz horas extras e nem sequer é renumerado, e não se pode negar a fazê-las senão é despedido.
Pois é as praxes são duras, mas a vida é ainda mais dura, nas praxes temos uma recompensa, tornamo-nos Charruas, na vida profissional a única recompensa que temos é não sermos despedidos.
A praxe prepara-nos para a dureza do dia-a-dia, que não dura só um mês e meio, dura muitos anos, e dá-nos valores que nos tornam melhores pessoas.
Sim eu também espero que a verdade venha ao de cima, pois essa menina anda aí a difamar a vida de 7 pessoas e os cento e tais anos de historia que a nossa escola tem.
A todos os meus veteranos Obrigada por me terem praxado.
Abraços a todos os charruas.
E todo e o meu total apoio aos 7 magníficos.

"Não somos gente ordinária,
Somos pessoas de bem."

AO ALTO
AO ALTO
CHARRUAS

Mariana (2006-2007)

Anónimo disse...

querida amiga "mbc", se é que isto é nome mas tudo bem não importa, não estou aqui para refilar por causa da opção que os seus paizinhos tiveram quando lhe escolheram o nome. Umas vez que se diz aluna da mui nobre e centenária ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE SANTARÉM, apenas lhe quero perguntar o porque de não assinar o seu comentário? quer dizer não vai dizer que tem medo de represalias psicologicas que a vão afectar daqui a seis meses, pois não? mais uma pequena coisa, será que o nome do blog não lhe diz nada, ORGULHO EM SER DA ESAS, como o proprio nome indica é para quem sente e tem verdadeiramente orgulho em fazer parte de uma instituição centária e de referência no nosso pequeno pais. mas vá, quis expressar a sua opinião discordante com a maioria e isso eu até percebo, aliás, se todos gostassemos do azul o que seria do amarelo, digamos que seria concerteza uma cor um pouco solitária, e não estou com isto sequer a compara-la ao amarelo, apesar de eu ser da opinião que voce se deve sentir um pouco sozinha. quer dizer, la deve ter o seu pequeno grupo de amarelos, digo amigos, foi um lapso.
Agora mais a sério rapaziada, não tenham medo de expressar a vossa possição sobre este caso. aminha é simples e ja disse o que tinha a dizer.

P.S.- assinem os vossos coments, não sejam coninhas.
AO ALTO
AO ALTO
CHARRUAS

Anónimo disse...

entrei pra agraria....o meu pai quase morreu de ataque com medo pelo k ouvia falar, no entanto quando m fui increver reparamos k nem tudo que dizem e bem verdade!!!!trataram m com o maior carinho do mundo...ajudaram m a ultrapassar a distancia...ajudaram m a crescer!!!ralharam connosco...gritaram é verdade, mas nunca nos trataram mal so nos apoiaram!!!n era a escola que queria pra mim...mas é a escola da qual m orgulho fazer parte e no qual tao pexoas que vao tar sempre na minha memoria...pessoas exax que mt gente chama de criminosos mas que pra mim sao e vitima de uma injustiça enorme!! Força e lembrem se que a agraria ta do vosso lado
eduarda(ponte de lima)

Anónimo disse...

xjubmjt = vitalis

INTER disse...

Este tópico é controverso, assim como são as praxes em quase todas as instituições de ensino superior e como já no ano passado se ouviu falar, este volta à ribalta mais um processo judicial sobre o mesmo. Há 6 anos que organizo praxes na minha faculdade e antes de começar sou sempre chamado ao gabinete do director para me contar sempre as mesma "lenga-lenga". Não posso negar que também lhe conto a mesma história vezes sem conta: "as praxes servem para interagir, para os caloiros se conhecerem, para nos conhecer" e por aí... No entanto também considero que tenho tido a sorte de todos estes anos, os alunos que entram, estarem dispostos para as praxes entrando no espírito e para toda a tradição académica que existe aquando da entrada deles no seio universitário. Ainda assim estas histórias mais tristes acontecem sempre e em raros os casos atingem estas proporções. Não conhecendo quando ninguém da Agrária, a não ser algumas pessoas que conheci agora nas festas de Santarém, compreendo que o que os alunos veteranos fizeram não foi nada demais. E até apesar de achar estranho o porquê de um processo em tribunal, acho que a própria caloira não tem muita culpa. Quem tem culpa nisto tudo são mesmo os país (isto na minha mais sincera opinião), pois o que se vai passando hoje em dia é uma visão mais aberrante das praxes por parte da comunidade que muitas das vezes nem passa pela universidade, e isto diz muita coisa sobre as tais "opiniões pré-formadas" que se disse no primeiro comentário a este post. Volto a dizer que apesar de não conhecer quase ninguém da Agrária, acredito que este processo não vai levar a nada. Cumprimentos à autora pelo blog e por este post que puxa à controvérsia.